sexta-feira, março 25, 2011

AJUDEM O CÃO VITÓRIO



Amigos protetores,

A cada dia me surpreendo mais com a crueldade que as pessoas tratam os animais, seres indefesos que são abandonados e jogados a própria sorte.
Na quarta-feira de cinzas, eu estava em casa, quando vizinhos  me procuraram para falar de um cão que estava sangrando na avenida Caxangá. Quando fui até o local olhar, me deparei com um cão de grande porte (Fila) caído na parada de ônibus todo ensangüentado. Algumas pessoas que estavam próximas ao local, contaram que esse cão era de um senhor que morava alíperto e que na manhã da quarta feira, o mesmo tinha aberto o portão de casa para o cão ir embora, pois ele não queria gastar dinheiro com um cão doente. Após ter parambulado pelas ruas, o cão teria se assustado na avenida e latido para um rapaz que passava de moto. Fui informada que o rapaz, sacou uma arma e atirou nele, mas com sorte o tiro passou de raspão. Porém, magoou um pequeno tumor que tinha próximo a cauda, provocando hemorragia. Como o cão é portador da doença do carrapato, a hemorragia foi de grande proporção, não tenho noção do quanto, mas pelo volume de sangue deixado nas calçadas, acredito que no mínimo um litro de sangue foi perdido. Não presenciei a cena, mas, todos em volta falavam a mesma coisa. Inconformada com aquela situação, em um primeiro momento, achei que o cão não teria chance, fiquei assustada com as poças de sangue e ele não levantava mais. Então voltei em casa para buscar meu celular e ligar a procura da veterinária para que fizesse a partida dele da forma menos dolorosa possível. E quando retornei  a parada de ônibus, surpreendentemente, ele havia sumido do local. Em um primeiro momento, me informaram que tinham levado ele, mas, achei estranho...já que ele estava alí já algum tempo e ninguém tinha feito nada. Então sai perguntando e seguindo as informações.O encontrei do outro lado da avenida , sendo amparado por duas pessoas ( Dona Socorro e Sr. Ismael) que ficaram penalizadas. Então percebi a vontade que ele tinha de viver, que a situação dele poderia ser contornada e a eutanásia já não fazia parte dos meus planos.
Improvisamos um canto para ele na avenida, sem conhecer o cão, ficamos com receio de removê-lo. Então aguardamos no local, até que a veterinária chegasse e tomasse as providencias. Enfim, após 40 minutos ela chegou e o sedou. Constatamos que o ferimento foi de raspão, porém ele tinha outros ferimentos no corpo por maus tratos, uma bicheira dentro da boca e outra por baixo da cauda. Estava com anemia muito forte. A hemorragia foi contida, ele foi medicado e os curativos foram feitos. Sr. Ismael se comprometeu a ficar com ele  durante o tratamento, desde de que eu  custeasse tudo que fosse necessário. Porém, 4 dias após o ocorrido, fui visitá-lo e percebi que apesar da boa vontade, ele não estava dando a medicação corretamente. Sem condições de levá-lo para casa devido a super lotação (7 cães adultos , 2 filhotes e 3 gatas) decidi  retirá-lo de lá e levarmos a um hotelzinho para que ele ficasse lá enquanto estava em tratamento.  Fechei um pacote de 30 dias, com a esperança de que seja suficiente para ele se recuperar totalmente , ou pelo menos, termine toda a medicação necessária. Sr. Ismael pediu que eu o levasse de volta ao terminar o tratamento, confesso que estou receosa, não por achar que ele vai maltratá-lo, mas sim porque na casa dele, o espaço é mínimo , apenas para a construção de uma casinha de cachorro. Um cão desse porte precisa de espaço, e ele já viveu confinado por tanto tempo!!! E além disso, eu terei que ficar responsável por ele, mantendo o compromisso de levar alimentação e remédios sempre que necessário. Eu não me importaria de fazer isso, se não fosse pelos compromissos já existentes com outros animais resgatados de rua. E sei que minha missão não termina por aqui, de tempos em tempos, animais necessitados aparecem em meu caminho. Meu objetivo é tirá-los do sofrimento e encontrar uma adoção, mas não posso custear permanentemente com todos que passam por minha vida.
Enfim, peço que orem por nosso amiguinho, chamado por alguns de “Cabeça” ( eu prefiro chamá-lo de “Vitório”) e vamos torcer para que ele seja adotado definitivamente por alguém que o ame verdadeiramente.
Em anexo, mando algumas fotos e espero em breve mostrar a todos uma realidade diferente de hoje.

Um abraço

Conceição
maria_c_lima@yahoo.com.br
Andreza (Metalshop) [andreza@metalshop.com.br]




Andreza (Metalshop) andreza@metalshop.com.br

1 comentário:

andresa xavier disse...

conceiçaõ você tem um coração muito bom! Deus ainda vai abençoar mto a vida de vocês!