sexta-feira, setembro 18, 2015

GATINHOS!!!!!!!!!!!!

Amassar pão ou afofar: por que os gatos fazem isso?

amogatinhos.wordpress.com
amogatinhos.wordpress.com

Os gatos têm certos comportamentos únicos da espécie, que geralmente são sutis. Portanto, para identificar sinais de carinho que seu gato te dá, é necessário prestar atenção em todas as suas manias – diferente do cão, que se expressa de forma mais explícita.
Quem é dono de gato sabe o que é estar deitado na cama e, de repente, seu gato subir em cima de você afofando o cobertor e ronronando. Mas por que eles fazem isso?
Amassar pão ou afofar: por que os gatos fazem isso?
Os gatos podem afofar ou amassar pão por algumas razões. Confira:
  • Lembranças de filhotes: o movimento é o mesmo que fazem os filhotes enquanto mamam. Alguns gatos ainda chegam a “mamar” a coberta quando amassam pãozinho. O fato de, quando novinhos, receberem leite enquanto amassam pão traz a sensação de conforto, que é a lembrança que levam para a fase adulta. Ou seja, eles só afofam em momentos de tranquilidade e segurança, como quando filhotes.
  • Ativação de glândulas na região: há também a teoria de que, no momento de “tocar pianinho”, algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada e assim demarcar o local. Algo como “esse colo aqui é meu!”.
  • Cama fofinha: outra teoria é a de que esse comportamento (assim como a maioria deles) deriva do instinto selvagem de afofar o local onde vão dormir antes de deitar, o que, na vida selvagem, seria uma pilha com elementos naturais, como folhas. Se deparar com um colo ou uma coberta fofinha é um prato cheio para arrumar do jeitinho que eles querem!
De qualquer forma, nas três situações citadas, o gato está em plena calma e confiança e geralmente até ronronam. É uma troca de carinho, já que adoramos quando nosso gatinho nos demonstra amor!
Agora, caso as garras do gato cheguem a machucar quando ele amassa pãozinho no seu colo, lembre-se de mantê-las sempre cortadas, para evitar que haja conflito na cabeça do gatinho neste momento de harmonia e ninguém brigue com ele porque doeu!
Gatos são animais apaixonantes e sempre que descobrimos o motivo de cada comportamento exclusivo deles, se tornam mais especiais ainda! Eles possuem formas sutis de demonstrar carinho pelo seu dono e mostrar que se sentem seguros com você. Portanto, na hora de amassar pãozinho, não o interrompa e fique feliz pela forma dele de mostrar que adora a vida que ele tem ao seu lado!

4 comentários:

Biomemories disse...

Gente, adorei a página de vocês. Eu também sou louca por cachorros, e gatos também. Tanto é que criei um projeto em homenagem a estes companheiros espetaculares. Que tal transformá-los no personagem principal de um livro? Você nos manda as melhores fotos de seu "garoto", conta um pouco sobre ele e nós te entregamos um livreto lindo, para mostrar e guardar com todo carinho. Não é um bom presente de Natal? Entre no site www.biomemorieslivro.wix.com/biomemories, lá tem o nosso contato e o que fazemos.

Unknown disse...

Boa Tarde

Fiquei sabendo através de um amigo meu, que existem alguns filhotes abandonados no Parque do Caiara no bairro da Iputinga, Recife. Ele disse, que eles ficam dentro do parque e dormem junto a guarida do vigilante ou embaixo das arquibancadas. O telefone dele é 988756984. (Carlos).

Eu não posso ajudar porque sou voluntária aqui em Olinda e minha casa é um lar temporário, além de ter 22 animais em casa.

Conto com a ajuda de vocês.

E que Deus lhe cubra de bênçãos!

ROSANI disse...

Amiga preciso de ajuda já tentei vários lugares e por motivo de saúde não estou conseguindo manter os 15 gatinhos fofos e bem tratado que tenho não tenho coragem de abandonar nas ruas são dóceis e iriam sofrer por favor me indique um lugar que possa no mínimo ficar com os mais novos por favor

paulo disse...

Bom dia. Alguem conhece alguma ONG que cuide de animais especiais? Estou com uma gatinha com as patas traseiras paralizadas, que encontrei na rua.Acho que foi vítima de atropelamento. Queria encarecidamente uma ajuda, pois não tenho tempo de cuida-la e não tenho coragem de abandona-la na rua. Meu fone: (81) 9 9718 0848